Original: Manipulando comandos Linux com Python – Rafael Henrique da Silva Correia
Hoje quando escrevi esta dica a dica do dia era a dica do Bruno Magalhães de Souza, ele ensinava a usar comandos do sistema operacional em php, pois agora venho a vocês para ensinar a mesma coisa, mas com cgi mas especificamente Python! A um tempo atrás rachei minha cabeça para tentar descobrir uma forma de pegar a saída de uma comando do Linux em Python, hoje consigo tanto executá-lo como conseguir sua saída 😉 !
É o seguinte:
Abrindo o interpretador Python:
asm:/home/rafael# python Python 2.4.4 (#2, Apr 5 2007, 20:11:18) [GCC 4.1.2 20061115 (prerelease) (Debian 4.1.1-21)] on linux2 Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information. Import os import commands
Agora explicarei esses dois módulos importados…
O módulo os tem logicamente relação com seu sistema operacional
E o módulo commands logicamente tem relação com os comandos deste sistema (seja qualquer um que rode Python)
Aí vem…
os.system("ls")
Este método system chamará o comando ls e o executará! Agora vem o detalhe ao qual demorei um tempo pra descobrir…
var = os.system("ls")
Esta variável var pegará o return do comando executado (0 se deu certo o comando e diferente de 0 se deu errado)! Testem…
print var
Aí pensei cá com meus neurônios, e como pego o output?? Aí que tive a idéia de pedir um help para o meu professor e veio a saída (literalmente hehehe)…
var = commands.getoutput("ifconfig")
Aí agora sim! Agora eu pego a variável como uma string verifiquem:
type(var) type 'str' print var
Bingoo! Bom aí eu faço o que eu quiser com a saída, transformo em lista, gravo num arquivinho texto, etc! Então podem brincar a vontade :)! Dá pra pegar as saídas dos comandos pela web também via apache! Então tem n brincadeiras só falta brincar agora! Boa sorte em seus testes!
Uma boa saída no python é consultar o dir()…
dir(commands) ['__all__', '__builtins__', '__doc__', '__file__', '__name__', 'getoutput', 'getstatus', 'getstatusoutput', 'mk2arg', 'mkarg']
Ele te mostrará tudo que é possível fazer com aquilo (todos os métodos), outra opção é o help()…
help(commands)
Deixe um comentário