Introdução
Assim como em qualquer outra linguagem de programação, é simples programar em Fortran. A dificuldade geralmente aparece em organizar o pensamento lógico e estruturar a resolução do problema para obter os resultados desejados. (Talvez, o que esteja em jogo aqui, é a capacidade com que o programador tem de modelar o problema a ser resolvido).
O algorítmo auxilia na organização do pensamento lógico, principalmente quando decisões devem ser e/ou operações complexas sejam utilizadas, por exemplo operações vetoriais (uso de variáveis indexadas – arrays – dimension).
Depois de um certo tempo (experiência) esse processo de organização da estrutura passa a ser lógico e fácil, não sendo mais tão imprescindível fazer um algoritmo muito detalhado a cada problema. Contudo, em programas extensos ou utilizados (acesso ao código fonte) por mais de uma pessoa, o algoritmo é altamente recomendado, pois facilita o entendimento do programa por outros programadores. Ler um algoritmo, de maneira geral, é bem mais fácil do que ler um programa.
Algoritmo
O algoritmo é uma sequência finita de passos que levam à execução de uma tarefa. Pode ser , se usarmos analogia, comparado a uma “receita de bolo”, a qual deve ser seguida para se atingir um objetivo específico.
Um algoritmo deve seguir algumas regras básica específicas na sua construção, tentando ser o mais simples e objetivo possível, a saber:
- Utilizar somente um verbo por frase;
- Utilizar frases curtas e simples;
- Ser objetivo;
- Usar palavras que não tenha dúbio sentido.
Fases de um algoritmo
Um algoritmo deve possuir ao menos três fases básica. Essas fases são responsáveis plea leitura de dados, cálculos (ou processo) e uma impressão dos resultados.
Exemplo 01: Algoritmo – Somar dois Números
- Receber os dois números;
- Somar os números;
- Mostrar resultado da soma.
DECLARE N1, N2, S NUMERICO
ESCREVA "Digite dois números:"
LEIA N1, N2
S = N1 + N2
ESCREVA "Soma = ", S
FIM ALGORITMO
l
———————–
http://slideplayer.com.br/slide/337273/
</div>
by
Tags:
Deixe um comentário